domingo, 14 de janeiro de 2018

Meu destino é pecar - Nelson Rodrigues

"Meu destino é pecar" é um romance escrito por Nelson Rodrigues em 1944, inicialmente como folhetim no periódico Jornal, quando coordenava os Diários Associados de Assis Chateaubriand, e depois publicado pela Edições o Cruzeiro em livro. Em 1952, Manuel Pelufo levou a obra para o cinema, a primeira adaptação de um livro do autor. Trinta anos depois, foi exibida como minissérie pela Rede Globo em horário nobre.


Sob o pseudônimo de Suzana Flag, Nelson nos traz a história de Leninha, que vive na pacata fazenda de Santa Maria, e é obrigada a se casar com Paulo, um viúvo que gosta de beber, para salvar financeiramente sua família. Vivendo num relacionamento conturbado e sem amor, Leninha sofre nas mãos do marido, e em seu amor platônico pelo seu cunhado, Maurício; compartilhamos sua raiva, angústia e desespero à todo instante.



Talvez pelo fato de ter sido publicado como um folhetim - as tiragens do Jornal passaram de três para trinta mil -, tem muitas reviravoltas no romance, a cada capítulo acontece um fato novo te instigando a ler o próximo. Porém achei maçante, tedioso. É a persoagem que morre, depois está viva, aí vem a morrer de novo, é o casal que se ama e deixa de se amar rapidamente. Os personagens são rasos, não sabem o que querem nem o que vai no coração, mudam de sentimento constantemente para dar continuidade no enredo da história.



E as tacadas machistas são hediondas... São mulheres que agridem elas mesmas, num romance "feito" para mulheres, porém que não é escrito por uma! Aqui vale lembrar o contexto que foi escrito e a fama contraditória do autor, que dizia "que elas gostam de apanhar", ou "Só as mulheres loucas podem amar e ser amadas...", esta última frase saída deste mesmo livro, que é uma banalidade sem fim... Mas é de quem é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião sobre o post. Lembrando que um comentário original e bem escrito chama mais atenção que uma simples divulgação.