quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Diariamente um milhão e meio de brasileiros usam maconha

O estudo divulgado pela Unifeso ontem, quarta-feira, aponta: os brasileiros, entre adultos e adolescentes, que consomem maconha diariamente somam 1,5 milhão, dos 3,4 milhões de pessoas que usaram maconha no último ano, mais de um terço (37%) é dependente, o que representa 1,3 milhão. Entre os adolescentes, os índices de dependência alcançam 10% dos entrevistados.De acordo com a pesquisa, o Brasil não está entre os países com os maiores índices de consumo da droga. Enquanto, a média é 3%, o índice chega a 5% na Europa e 10% nos Estados Unidos. No entanto, ainda conforme a pesquisa, as Nações Unidas acreditam que os dados oficiais na América Latina possam ser subestimados, “uma vez que o volume de maconha apreendido no Brasil está entre os maiores do mundo e o país não é um grande fornecedor de nenhuma região.”


Isso não quer dizer que todos esses usuários são viciados. "Pessoas que usam diariamente não são necessariamente dependentes. Assim como dependentes não precisam usar todo dia para o serem", afirmou a coordenadora do trabalho, a psicóloga Clarice Sandi Madruga. A pesquisa usa cinco critérios para considerar se a pessoa é dependente ou não: 1) ansiedade por não ter a droga; 2) sensação de perda de controle sobre o uso; 3) preocupação com o próprio uso; 4) ter tentado parar; e 5) achar difícil ficar sem a droga.




Isso só mostra o quanto o Brasil tem uma população de mente baixa e é contra qualquer coisa que não é bem divulgada pelos meios de comunicação, sabemos muito bem que cigarro e álcool causam mais dependência e estragos que a maconha, isso não é mais um discurso de maconheiro, até porque já discutimos isso aqui. Leia mais sobre esse assunto aqui e aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião sobre o post. Lembrando que um comentário original e bem escrito chama mais atenção que uma simples divulgação.