quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Id, Ego e Superego

Como entender a complexidade que é a personalidade do ser humano? Com essa questão em mente e inúmeros trabalhos realizados sobre a psicanálise, Freud lança em 1923 "O ego e o Id e outros trabalhos". Abaixo um resumo da teoria, que nos é importante até hoje.



ID: Constitui o reservatório da energia psíquica, onde se “localizam” as pulsões. Ele é formado por instintos, impulsos orgânicos e desejos inconscientes e regido pelo princípio do prazer, que exige satisfação imediata. O id a princípio responde as necessidades do indivíduo ao nascer, ou seja, ao nascer o indivíduo está voltado para as suas necessidades básicas.

Superego: É inconsciente, é a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõem ao id, impedindo-o de satisfazer plenamente os seus instintos e desejos. É a repressão, particularmente, a repressão sexual. Manifesta-se à consciência indiretamente, sob forma da moral, como um conjunto de interdições e deveres, e por meio da educação, pela produção do “eu ideal”, isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.

Ego: Ego ou Eu é o centro da consciência, é a soma total dos pensamentos, idéias, sentimentos, lembranças e percepções sensoriais. É a parte mais superficial do indivíduo, a qual, modificada e tornada consciente, tem por funções a comprovação da realidade e a aceitação, mediante seleção e controle, de parte dos desejos e exigências procedentes dos impulsos que emanam do indivíduo. Obedece ao princípio da realidade, ou seja, à necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao id sem transgredir as exigências do superego.

Quando o ego se submete ao id, torna-se imoral e destrutivo; ao se submeter ao superego, enlouquece de desespero, pois viverá numa insatisfação insuportável; se não se submeter ao mundo, será destruído por ele.

Portanto, sabendo-se usar juntos o id e o superego de uma maneira consciente e não demasiada, o indíviduo atingirá o EGO, ou seja, suas necessidades e desejos com satisfação e sem arrependimentos.


Se ainda surgir alguma duvida, num tema tão complexo quanto a personalidade, ditada por Freud, temos ainda este link que é bem interessante, e claro, a recomendação da leitura de "O ego e o id".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sua opinião sobre o post. Lembrando que um comentário original e bem escrito chama mais atenção que uma simples divulgação.